Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada crismando que pede à Deus esse dom. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
A Crisma é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Os padrinhos de crisma são convidados ao encargo de acompanhar o crismando na sua caminhada de fé, não sendo meros elementos decorativos na Crisma. Ser padrinho ou madrinha tem seu sentido enquanto membro atuante da comunidade, cristão comprometido na sociedade e acompanhando o crismando na sua caminhada como amigo e discípulo.